O projeto de extensão Atitude Saudável: Oficinas para a promoção da saúde da UNIFESP - Baixada Santista, realiza oficinas em parceria com o SESC de Santos com o objetivo de "discutir informações e temas relacionados ao campo da saúde e estimular a troca de conhecimentos, a capacitação e a adoção de cuidados em relação à saúde". O projeto é realizado pela Prof. Dra. Rosilda Mendes e pelas estágiárias Thaís Lazaneo Zirnberger e Akemi Furtado, graduandas dos cursos de Educação física e psicologia, respectivamente.
Este mês a prof. Dra. Danielle Arisa Caranti e o GEO-Santos foram convidados para participar do projeto e desenvolver uma oficina com a temática Doenças Metabólicas, que foi realizada no dia 22 de outubro de 2011. A oficina desenvolvida pelo GEO teve como objetivo levantar temas relevantes para o controle da obesidade e outras doenças metabólicas associadas, a partir de atividades que destacavam a importância da adoção de um estilo de vida mais saudável e promoviam a reflexão sobre o tema.
obs.: todos os participantes ofereceram consentimento livre e informado, que incluia
autorização para exibição das suas imagens.
No primeiro momento os participantes foram convidados a realizar a dinâmica "estourar a bexiga".
Eles deveriam andar pela sala jogando as bolas para o ar. Então, todos amarraram as bexigas com a ajuda de um barbante ao tornozelo e, ao comando do mediador, deveriam estourar a bexiga de uma determinada cor. Os participantes com a bexiga daquela cor tinham que correr para se defender e os demais correr atrás deles para estourar a bexiga.
Esta dinâmica tinha dois principais objetivos: 1) oferecer uma dinâmica "quebra-gelo", ou seja, promover descontração e desinibição e 2) promover uma atividade de gasto energético para discutir a importância do exercício físico como peça fundamental para um estilo de vida saudável.
Após isso, foi realizada uma avaliação antropométrica, com medidas de massa coporal, estatura, calculo do IMC e medida de circunferência abdominal. Foram discutidos o significado dessas medidas, principalmente o que significa o IMC e sua classificações e os riscos relacionados com as medidas da circunferência abdominal acima do recomendado.
Em seguida, foi feita uma atividade sobre Imagem Corporal. Os participantes desenharam como percebiam o seu corpo e, do outro lado da folha, o que gostariam de mudar.
Apesar de ser um grupo que não se conhecia, todos os participantes desenharam e alguns sentiram-se à vontade para mostrar e falar sobre o seu desenho.
Foram discutidos alguns pontos, como: a importância da imagem corporal para a saúde mental e para a aquisição de hábitos saudáveis; como a cultura influencia nas expectativas sociais relacionadas ao corpo; satisfação e insatisfação com a imagem corporal, entre outros.
A atividade seguinte foi sobre sensibilidade. Os participantes foram vendados e receberam pequenos recipientes com temperos e condimentos para sentir o odor e adivinhar do que se tratava. Após isso, eles deveriam comer, ainda vendados, 03 tipos de frutas e dizer quais frutas acabaram de comer.
O objetivo da atividade era estimular o desenvolvivento dos sentidos no momento das preparações e alimentação. Foi discutido como a maioria das pessoas favorecem apenas o sentido da visão, reconhecendo os alimentos apenas ao vê-los. Foi observado durante a atividade que, com os olhos vendados, os participantes encontraram muita dificuldade de reconhecer temperos/condimentos/frutas muito utilizadas no seu dia-a-dia.
Por fim, foi demonstrado como os participantes podem ter a sua pequena horta em casa, utilizando materiais simples e fáceis de manusear. A horta em casa favorece o acesso à temperos frescos e naturais, em contrapartida à utilização de temperos industrializados que são deletérios para a saúde e cada vez mais utilizados.
Para fazer a horta, é preciso:
- garrafa pet cortada na horizontal ou vertical (veja na foto);
- cascalho;
- terra adubada;
- semente ou muda do(s) tempero(s) escolhido(s).
ATENÇÃO!!
Conheça também o GEO São Paulo. Tratamento interdisciplinar para adolescentes obesos em São Paulo. Inscrições abertas!
0 comentários:
Postar um comentário